O Projeto Mata D'água de Reflorestamento e de Recuperação de Nascentes se baseia no conceito de Agrofloresta, proposto pelo suíço Ernst Gotsch, denominado agricultura sintrópica. Na São Luiz da Boa Sorte começamos com o plantio de mil mudas de Pau Brasil, árvore símbolo do país, uma maneira de resgate da história, tão preservada nessa fazenda do século XIX. Entretanto, hoje buscamos resgatar a mata atlântica, cuja cobertura dominava todo Vale. Dessa maneira, vamos encontrando os caminhos que levam às nascentes, a água tão necessária ao desenvolvimento, precisa ser redescoberta. Este tem sido o trabalho da São Luiz da Boa Sorte com o Mata D'Água, que agrega o conhecimento de professores e alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
PRESERVAR É O LEMA DA SÃO LUIZ DA BOA SORTE!
Por ser uma fazenda, preservar esse espaço é uma tarefa prazerosa. Pois sabemos que quanto mais cuidada ela for, mais tempo a sua beleza encherá nossos olhos.
Começando pela cozinha, fazemos de tudo para que seja o mais natural possível. Os legumes, frutas e verduras são, em sua maioria, daqui mesmo da nossa plantação. Isso garante o sabor da comida caseira no fogão a lenha (de árvores caídas), e também evita o uso excessivo de embalagens plásticas.
Todo o nosso lixo é separado em suas devidas categorias: plástico, metal, papel e vidro.
Isso é o mínimo que podemos fazer por esse espaço maravilhoso da natureza.
Centro histórico repleto de registros da época da escravidão no Brasil. A Fazenda São Luiz da Boa Sorte teve o primeiro museu do Estado do Rio de Janeiro que reúne vários elementos documentais e materiais desse período tão difícil para a vida negra.
01Além de uma piscina aquecida, você também pode aproveitar as águas naturais do nosso lago. Tem uma prainha com sombra, stand up paddle e tirolesa.
03